Nossos Trabalhos

Desde a sua fundação em 2010, a ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA QUILOMBOS DE MINAS - ACQM, sob a condução do MESTRE MORCEGO, tem desenvolvido importantes trabalhos na região, fincando a cultura da capoeira em mais de 10 municípios mineiros e capixabas. No município de Aimorés, a ACQM mantém parceria com a Prefeitura desde o ano de 1999, na cidade vizinha de Itueta iniciou os trabalhos em 2001, ainda quando era Itueta Velha.

Com o passar dos anos, o trabalho chegou às cidades de Mutum, Taparuba, Pocrane, Ipanema, Cuparaque, todas em Minas Gerais, e no Espírito Santo, expandiu-se para as cidades de Colatina, Marilândia, Itarana, Alto Rio Novo e Laranja da Terra. Em todos esses municípios, o MESTRE MORCEGO, semeou a capoeira entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, sem fazer distinção de cor/raça, sexo, classe social e religião.

Ainda em Aimorés, a Associação de Capoeira, realizou um importante trabalho junto ao INSTITUTO TERRA, organização civil sem fins lucrativos, fundada em abril de 1998, pelo casal LÉLIA DELUIZ WANICK SALGADO e SEBASTIÃO SALGADO, voltado para a restauração ambiental e o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Rio Doce. A parceria entre a capoeira e o Instituto se deu com o trabalho desenvolvido com os jovens que participavam do Centro Avançado.

A ACQM também desenvolveu um trabalho fundamental em parceria com a EMPRESA ALIANÇA ENERGIA, responsável pelo gerenciamento da Usina Hidrelétrica de Aimorés Eliezer Batista, foi um Projeto realizado no Parque Botânico, para crianças e adolescentes da região, principalmente, em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA QUILOMBOS DE MINAS é referência nas atividades de capoeira, na cidade de Aimorés e em várias outras cidades e estados, mantendo parcerias, com grandes empresas privadas e órgãos públicos.

Nos últimos três anos, a ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA QUILOMBOS DE MINAS vem participando de Editais de Chamamento Público, publicados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aimorés (CMDCA), obtendo aprovação e celebrando parcerias, para execução do PROJETO GINGANDO PELA VIDA, através de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

A ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA QUILOMBOS DE MINAS preserva a tradição cultural brasileira que se apresenta com muita ginga, é uma dinâmica da nossa cultura difundida na região, dá seguimento a esta expressão cultural hereditariamente africana criada no Brasil. Temos orgulho de ser uma grande referência na área da Capoeira e também na área da educação, esporte, cultura e lazer de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, encarregando de levar cultura e a educação popular para a vida das pessoas, afastando – os dos riscos sociais através dos projetos e ações ofertadas a esse público. Tendo a capoeira como instrumento social perpetuando nosso folclore e raízes que é a manutenção da nossa identidade

Mais do que uma ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA, temos o compromisso de formar cidadãos e cidadãs para construírem uma sociedade melhor, mais justa, mais solidária e menos desigual.

Free Joomla templates by L.THEME