Nossa História

HISTÓRIA DA CAPOEIRA EM AIMORÉS: “A CONTINUIDADE DO LEGADO DO MESTRE LIMA PELO MESTRE MORCEGO”.

A ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA QUILOMBOS DE MINAS foi fundada em 04 de janeiro 2010 e registrada em 20 de julho de 2010, na cidade de Aimorés – MG, por RONALDO CÉSAR DOS SANTOS FILHO, Mestre Presidente.

A capoeira chegou à cidade de Aimorés em 1984, através do senhor Arindo Furtado de Lima, conhecido popularmente como “MESTRE LIMA”, deixando um importante legado, mesmo após o seu falecimento em 2007. Tornou-se um do percursores da capoeira em Aimorés e municípios vizinhos, mostrando a importância da cultura da capoeira, bem como, a valorização das práticas esportivas nas escolas municipais e estaduais da região.

Mestre Lima foi brutalmente assassinado na porta da casa de sua mãe, na cidade de Aimorés, e desde então, Ronaldo Cesar continuou mantendo acesso o legado e a memória do Mestre Lima, com quem iniciou o contato na Capoeira por volta dos anos de 1993 na cidade de Aimorés, na época, era o mais graduado do MESTRE LIMA, mesmo ainda na graduação de CONTRA MESTRE DE CAPOEIRA assumiu a direção da capoeira em Aimorés para que o legado não fosse perdido.

Em maio de 2007, ele aceita o convite do GRUPO ANJOS CORDEL VERMELHO para visitar, conhecer e participar de um importante Intercambio Internacional de Capoeira na Cidade de Torino na Itália. Permaneceu na Europa até meados de agosto de 2017, quando teve a oportunidade de participar de atividades de capoeira em outras cidades italianas como Verona, Gênova e Milão.

Após, o seu retorno para o Brasil, Ronaldo César, mantém o legado vivo da capoeira em Aimorés e cidades vizinhas. Em 2010, na cidade de João Neiva - ES, formando-se Mestre pelo senhor Ismael Rodrigues Alves, MESTRE CUNHA, assim chamado, que também foi Mestre de Capoeira do saudoso Mestre Lima.

Mestre Cunha fundou na cidade de Conselheiro Pena – MG, em 1984, a LIGA DE CAPOEIRA CORDEL VERMELHO, sendo o primeiro grupo de capoeira da região, expandido seu trabalho para vários municípios vizinhos de Minas gerais e Espírito Santo.

No final de 2010, já batizado de MESTRE MORCEGO, Ronaldo César, tomou a decisão de se desligar da Liga de Capoeira Cordel Vermelho e iniciou a sua própria caminhada no mundo da capoeira, fundando no dia 04 de janeiro de 2010, a ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA QUILOMBOS DE MINAS.

Free Joomla templates by L.THEME